// branding, marketing, websites
Escola da Licitação
A identidade visual e o site da Escola da Licitação foram desenvolvidos com base na proposta da instituição: tornar o conhecimento sobre contratações públicas acessível, moderno e estruturado. A marca reflete solidez, clareza e técnica, enquanto o site oferece uma navegação fluida, focada na experiência do usuário. O projeto também incluiu a capa do livro de lançamento, criando uma comunicação visual coesa e memorável em todos os pontos de contato da marca.
Bruno Maciel de Santana
2021
Washington Campos
https://escoladalicitacao.com.br/
Escola da Licitação
Criar a identidade da Escola da Licitação foi um processo de mergulho profundo em um universo técnico, mas que carrega uma missão extremamente nobre: democratizar o conhecimento sobre contratações públicas.
A marca nasce da junção de conceitos simbólicos e funcionais. O papel, ainda presente nos processos licitatórios, se une às iniciais “E” e “L” para formar um ícone que representa tanto tradição quanto modernidade. O resultado é um símbolo memorável, simples e impactante, que carrega a solidez do ensino técnico e a acessibilidade da linguagem adotada pela Escola.
A tipografia Gotham — com sua força no Bold e leveza no Light — reforça a ideia de equilíbrio entre autoridade e clareza. A marca se apresenta de forma objetiva e transparente, exatamente como deve ser o processo de ensinar.
A construção visual também revela um cuidado especial com a didática: o uso do colchete e do megafone como elementos gráficos reforça a ideia de transmissão de conhecimento, orientação e técnica. A escolha cromática vai além do visual bonito — ela traduz valores. O azul remete à confiança e à profundidade; o preto, à solidez; o branco, à clareza; e os detalhes vibrantes em azul-celeste destacam o compromisso da marca com inovação e destaque no mercado educacional.
Além da identidade, o site da Escola da Licitação foi desenvolvido para ser uma extensão natural dessa proposta visual. Ele é funcional, acessível e intuitivo, priorizando a experiência do usuário e facilitando o acesso a cursos, mentorias, vídeos e artigos. Cada clique, cada seção do site foi pensada para ensinar, guiar e empoderar o visitante com conhecimento de qualidade.
Para coroar esse ecossistema de comunicação, também foi criada a capa do livro “O mínimo para você entender licitações e contratos” — que dialoga diretamente com a marca e o site. A estética é limpa e imponente, reforçando que o conteúdo, apesar de técnico, é acessível e transformador.
Tudo isso é resultado de um design estratégico que une forma, função e propósito — exatamente como a Escola da Licitação ensina: com base, estrutura e clareza.